Uma das maiores preocupações de quem está realizando um evento é com relação a se seus convidados serão bem servidos e conhecer o tipo correto de serviço de alimentação em eventos é primordial para garantir a comodidade e satisfação de todos os participantes.

Porém essa nem sempre é uma tarefa fácil pois a falta de conhecimento e também confusão com relação aos tipos de serviços oferecidos.

Por isso fizemos esse guia que explica os principais tipos de serviço oferecidos pelas empresas de A&B para eventos.  Assim você possa escolher a melhor opção de acordo com o tipo de cardápio escolhido para o seu evento.

À francesa

É o tipo de serviço mais formal, utilizado em eventos formais, neste tipo de serviço é o próprio convidado que se serve da comida trazida na travessa (de prata) pelo garçom que costuma estar vestido com luvas brancas. Em geral esse tipo de serviço é o oferecido em grandes banquetes de estado.

À inglesa

Esse serviço possui duas variações o direto e indireto.

À inglesa direto

No serviço à inglesa direto o garçom serve o convidado com o alimento que está disposto na travessa utilizando o alicate (garfo e colher), diretamente da travessa para o prato.

À inglesa indireto

Neste tipo de serviço é utilizado o gueridón (mesa auxiliar ou carrinho), o garçom apresenta o alimento que está na travessa ao convidado e logo após retorna a travessa ao gueridón e se utiliza o prato vazio que também se encontra nele para servir ao convidado.

À americana

Também conhecido como serviço buffet, onde se utiliza o buffet para dispor os utensílios e alimentos. É um serviço informal e o cardápio deve ser prático. É o serviço mais popular nos eventos brasileiros.

Empratado ou prato pronto

Os alimentos são dispostos no prato de forma atraente e são servidos diretamente aos convidados. Muito usual em jantares corporativos ou jantar de casamento mais formal.

Franco Americano

É a mistura do serviço a francesa que geralmente é usado durante o coquetel e onde o garçom apresenta a bandeja ao convidado e ele se serve de canapés e salgados e o jantar é servido na mesa de buffet. Há variações ao servir a sobremesa que pode ser à francesa ou a americana dependendo do que será servido. Esse é um dos serviços mais comuns em festas.

Artigos relacionados