Ao decidir realizar um evento muitas pessoas ficam em dúvida com relação ao tipo de cardápio que devem escolher, muitas são as opções oferecidas pelas empresas de catering e buffet, tanto para eventos empresariais quanto sociais e na maioria das vezes a escolha do que será servido é feita de acordo com o orçamento disponível.

Para te ajudar nesse processo nos apresentamos aqui as melhores opções de cardápios conforme  o horário e tipo de evento a ser realizado.

Welcome coffee – É aquele café servido no início do evento na chegada dos participantes, ele pode ser composto apenas de café, água e petit fours ou até incluir sanduíches, bolos, suco e chá.  O ideal é que seja utilizado em eventos que tenham inicio entre as 8 e 9H30 da manhã ou no final da tarde entre 16 e 18 horas. É comumente utilizado em eventos empresarias, corporativos e treinamentos.

 

Café da manhã – É um café completo composto de café, água, chá, leite, suco, bolos, pães, frios, sanduíches, geleias e frutas. Deve ser servido em eventos com inicio entre 7 às 10 horas da manhã. Ideal para eventos corporativos, empresarias, treinamentos, convenções  demais  eventos educacionais.

 

Brunch – É um cardápio composto de café da manhã completo + pratos quentes que podem incluir tortas, quiches, massas e risotos. Em geral é servido em eventos que acontecerão pela manhã e se estendem até a período da tarde entre  às 10 e 14 horas. Uma boa opção de cardápio para ser servido em eventos corporativos e sociais como aniversários e casamentos.

 

Almoço – Esse cardápio é composto de saladas, arroz, massas, carnes, acompanhamentos e sobremesas e pode ser servido em buffet ou empratado. Serve bem a qualquer tipo de evento que tenha inicio entre ás 11 e 14 horas.

 

Coffee break – É o café servido em intervalos de eventos, costuma ser simples composto de sucos, água, refrigerante, petit fours, biscoitos e salgados. Pode ser servido em qualquer período do dia desde que não seja no horário das refeições principais (almoço e jantar) e atende bem eventos corporativos e treinamentos.

 

Chá da tarde – O cardápio é composto por chá, água, sucos, sanduíches, biscoitos, tortas, pães, geleias, manteiga e bolo (no caso do tradicional inglês inclui-se também creme e scones) se desejarem um espumante pode ser incluído. É uma ótima opção para eventos no período da tarde e com público feminino como lançamento de produtos, comemorações, aniversários e chá de bebê ou cozinha. Deve ser servido das 15 às 17 horas.

 

Coquetel – É composto de canapés e salgados variados,  ideal para eventos rápidos que tenham no máximo duas horas de duração, se o período for maior aconselha-se a incluir um prato quente (variações finger food ou menu degustação). Pode ser utilizado em qualquer tipo de evento e a qualquer horário depois das 15 horas.

 

Jantar – É composto dos mesmos itens do almoço e serve qualquer tipo de evento que aconteça após às 18 horas.

 

Bolo com champanhe – Composto de bolo e  espumante com o bolo e pode-se incluir alguns canapés ou doces, tem duração de no máximo 1H30. É uma opção que atende bem a casamentos em que não haverá recepção, aniversários em ambientes corporativos ou pequenas comemorações. Deve ser realizado no período da tarde ou após as 21 horas.

 

Existem também duas opções que se tornaram popular em eventos nos últimos anos porém não se tratam de um tipo de cardápio mas a itens que podem fazer parte de alguns tipos de cardápio. São eles:

 

Finger food – Como o nome já diz é composto por alimentos que se podem comer com as mãos, sem utilizar nenhum tipo de utensilio como talheres ou pratos. Esse itens costumam ser incluídos no coquetel, almoço ou jantar.

 

Menu degustação – São compostos por diversos pratos que são servidos em mini porções e utilizam utensílios como cumbucas, pires, taças e mini talheres é ideal para eventos informais com um grande número de participantes. Costuma ser incluído no coquetel e em algumas opções de almoço e jantar.

 

 

Artigos relacionados